História

Em 1920...

No ínicio dos anos 1920, o Uberlândia ainda era São Pedro de Uberabinha e vivia sob o comando de dois grupos político-sociais que se rivalizavam em tudo. Devido às freqüentes brigas nos campos de futebol, eles haviam decidido que, em cada partida, haveria um revezamento de suas bandas de música, muito comuns na época.
Certa data, durante um clássico no campo da Associação Esportiva Uberabinha, os grupos se desentenderam. O Partido Republicano Municipal – “Cocão” -, dono do campo, queria que a sua banda tocasse, mas como a vez era dos “Coiós” – Partido Republicano Mineiro -, o desentendimento foi generalizado.

Indignados, os membros do partido dos “Coiós” decidiram fundar um novo clube. Liderados por Agenor Bino e Gil Alves dos Santos eles se reuniram na Vila Operária em 1922, para fundar o Uberabinha Sport Club, com as cores verde e branca. Gil Alves, poderoso empresário e político cedeu o terreno onde hoje está construído o estádio Juca Ribeiro. Com o intuito de apaziguar o clima de guerra, o partido dos “Coiós” resolveu convidar para ser o primeiro presidente, o Sr. Tito Teixeira, que apesar de pertencer ao grupo rival, era pessoa alheia as paixões políticas. Desta forma, foi fundado oficialmente no dia 1º de Novembro de 1922, o Uberabinha Sport Clube, que anos depois mudaria seu nome juntamente com a cidade para Uberlândia E.C.


Melhor do interior

O ranking da CBF demonstra que o UEC é a melhor equipe do interior de Minas Gerais, ocupando a 66ª colocação com 231 pontos, à frente não só do Ipatinga, Vila Nova, Ituiutaba, Valério e Uberaba, como também do Brasiliense, do Distrifo Federal.

A principal arrancada do Uberlândia para a sua pontuação no ranking da CBF foi a participação da equipe pela primeira vez na história na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, no ano de 1978. Na época a diretoria trouxe uma série de jogadores de fora, como Odair, Rubinho, Gilmar e Geraldo, do Corinthians, Dick, do Cruzeiro, além de contar com pratas-da-casa, inclusive com revelações da época, como Maurinho e Gil, este chegando à Seleção Brasileira posteriormente.

Antes da participação no Campeonato Nacional o Uberlândia realizou amistosos com Corinthians, Vasco da Gama, Botafogo e Internacional, tendo públicos recordes de 15 a 20 mil pagantes, o que deu suporte ao Verdão de participar do Campeonato Nacional.

Técnicos de renome estiveram à frente da equipe, como Gerson dos Santos e Aderbal Lana. A diretoria naquele momento tinha como presidente o advogado José Aparecido Marrtins e como diretores Sebastião Lintz, Mário Borges de Oliveira, José Gomes de Fátima, Luiz Rangel e Paulo José Alves. O UEC fez uma boa participação no campeonato, terminando numa colocação intermediária.

Feitos como esse devem ser sempre lembrados. As glórias de uma equipe de futebol são a somatória de feitos, e a sinergia necessária para a realização de uma boa temporada leva necessariamente tempos históricos também.

Com informações do site ofocial do clube